site statistics

Lula compara ação de Israel a Hitler; entidade judaica repudia

Presidente deu declaração durante visita à África

São José dos Campos (SP), 18 de fevereiro de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comparou as ações de Israel em Gaza ao ditador Adolf Hitler, que comandou a Alemanha entre 1933 e 1945. No entanto, Hitler também ficou marcado por comandar o holocausto e ser o responsável pela morte de mais de 6 milhões de judeus nos campos de concentração.

No dia 7 de outubro de 2023, um ataque terrorista do Hamas ao território israelense deixou mais de 1.000 mortos. E o estado judeu declarou guerra ao grupo que atua dentro do território de Gaza.

No entanto, Lula acusa Israel de genocídio e comparou a ação no território invadido ao massacre nazista contra os judeus. A declaração do presidente aconteceu na Etiópia, durante visita do brasileiro no continente africano.

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”.

Conib repudia falas de Lula

Lula compara ação de Israel a Hitler; entidade judaica repudia. Foto: Avi Ohayon/Fotos Públicas
Lula compara ação de Israel a Hitler; entidade judaica repudia. Foto: Avi Ohayon/Fotos Públicas

A Conib (Confederação Israelita do Brasil), prontamente rebateu e repudiou a fala de Lula. E lamentou que o presidente brasileiro tenha comparado o genocídio de judeus na Segunda Guerra com o próprio estado judeu.

Segundo a Conib, houve uma ‘distorção perversa’ na fala do presidente da República. Além disso, a entidade classificou como uma ofensa à memória das vítimas do holocausto e seus descendente.

Além disso, a entidade israelita voltou a criticar a posição do Brasil no conflito em Gaza. Isso porque Lula subscreveu um texto da África do Sul, onde acusa Israel de estar cometendo genocídio em Gaza.

Para o governo de Israel, a única maneira de se parar com a guerra em Gaza é com o Hamas se entregando incondicionalmente. Desde então, o governo do Estado Judeu vem atacando bases militares e esconderijos dos terroristas.

O Jornal Prime, o seu portal preferido da internet, acompanha os principais assuntos do dia a dia.

Entidade vê desequilíbrio do governo

Por fim, a Conib também disse que aponta um ‘desequilíbrio’ na postura do governo Lula no assunto ligado ao Oriente Médio. E lamentou o que chama de falta de diálogo, quebrando uma tradição brasileira.

“Os nazistas exterminaram 6 milhões de judeus indefesos na Europa somente por serem judeus. Já Israel está se defendendo de um grupo terrorista que invadiu o país, matou mais de mil pessoas, promoveu estupros em massa, queimou pessoas vivas e defende em sua Carta de fundação a eliminação do Estado judeu”.

Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, o mundo vem acompanhando atento a situação. E o presidente Lula vem se posicionando contra as ofensivas israelenses no território agora ocupado.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies