site statistics

Israel: declaração de Lula abre crise diplomática histórica

Momento é de tensão entre os dois países

São José dos Campos (SP), domingo, 18 de fevereiro de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – A declaração do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na manhã deste domingo (18), abriu uma crise diplomática histórica entre Brasil e Israel. Isso porque o petista comparou os ataques israelenses em Gaza ao holocausto judeu sofrido na Alemanha Nazista.

Segundo Lula, o que Israel vem fazendo na Faixa de Gaza é comparado ao que Adolf Hitler ordenou durante a Segunda Guerra Mundial. Na oportunidade, mais de 6 milhões de judeus foram mortos, muitos deles na câmara de gás e com muita crueldade.

Inclusive, após a Segunda Guerra, com Declaração Universal dos Direitos Humanos, se criou o Estado Judeu. E um dos motivos que levou à origem do país foi, justamente, o holocausto nazista entre 1939 e 1945.

Líder de Israel diz que Lula cruzou ‘linha vermelha’

Israel: declaração de Lula abre crise diplomática histórica. Foto: Pixabay
Israel: declaração de Lula abre crise diplomática histórica. Foto: Pixabay

O presidente Lula, que já havia condenado os ataques israelenses anteriormente, desagradou às entidades israelitas no Brasil e fora do país. Desta vez, até o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu elevou o tom contra o brasileiro. E o líder de Israel disse que o mesmo cruzou a ‘linha vermelha’.

Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha. Israel luta pela sua defesa e pela garantia do seu futuro até à vitória completa e fará isso ao mesmo tempo em que defende o direito internacional”.

Ainda neste domingo, Dani Dayan presidente do Yad Vashem (o memorial do Holocausto em Jerusalém), também fez duras críticas a Lula após as falas sobre o país no Oriente Médio. Para ele, isso é uma ‘escandalosa combinação de ódio e ignorância”.

A Conib (Confederação Israelita Brasil) e a Fisesp (Federação Israelita do Estado de São Paulo), chegaram a divulgar notas de repúdio sobre a fala do presidente.

Recentemente, o ex-deputado e ex-presidente do PT, José Genoíno, já havia criado polêmica. Em janeiro, disse que deveríamos ‘boicotar’ as empresas de propriedade de judeus. E acabou lembrando o que os nazistas também pediam na Alemanha, no início da década de 1930.

O Jornal Prime, o seu preferido da internet, vem acompanhando as principais notícias de destaque no Brasil, no mundo e no Mato Grosso.

Primeiro-ministro quer convocar embaixador

Além disso, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que vai convocar o embaixador do Brasil no país para uma conversa que classificou como ‘dura’. Se isso acontecer, terá que se explicar sobre a fala do presidente, considerada antissemita por muitos no Estado Judeu.

No dia 7 de outubro, terroristas do Hamas invadiram o território judeu e mataram mais de 1.000 pessoas. Esse foi o maior ataque contra o Estado Judeu desde a fundação.

Desta maneira, o governo de Israel declarou guerra ao Hamas e passou a bombardear a Faixa de Gaza. Segundo o grupo terrorista, mais de 29 mil pessoas já teriam morrido nos ataques.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies