site statistics

Dengue aumenta 345% entre gestantes e gera alerta

Casos vêm gerando muita preocupação entre as autoridades

São José dos Campos (SP), sábado, 2 de março de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – Os casos de dengue entre mulheres grávidas teve um aumento de 345% em 2024. Isso em comparação ao mesmo início de ano de 2023.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (1), pelo Ministério da Saúde, através das informações epidemiológicas. Desta maneira, também gera um alerta geral no país e nos órgãos de saúde pública sobre a dengue.

Afinal de contas, a doença vem matando muita gente e, também, gerando muitas internações em hospitais pelo país. A vacina já existe, mas em pouco volume, e o efeito, segundo especialistas, só deverá ser sentido no ano que vem.

Dengue tem risco de complicações, diz governo

Dengue aumenta 345% entre gestantes e gera alerta. Foto: Pixabay
Dengue aumenta 345% entre gestantes e gera alerta. Foto: Pixabay

Em nota, o Ministério da Saúde se mostrou preocupado com o aumento dos casos de dengue entre mulheres grávidas. Isso porque há um risco grande de haver complicações mais graves, inclusive para elas e para os bebês.

Então, problemas como choque, hemorragia e, por fim, o óbito, são riscos para ela, segundo o ministério. Além disso, ainda há a preocupação para as crianças que podem nascer de forma prematura por conta da doença.

Quanto aos números absolutos, o número de casos da doença em geral aumentou 16,5% entre 2023 e 2024. No total, foram 1.530.940 casos suspeitos (prováveis) no Brasil, o que representa 753,9 casos para casa 100 mil habitantes.

Durante os primeiros meses de 2024, já são 1.038.475 casos de dengue, o que já resultou em 258 óbitos da doença. Além disso, outros 651 casos ainda estão sendo investigados pelo governo.

Por fim, o Painel de Monitoramento das Arboviroses tem 511,4 casos para cada 100 mil habitantes. Isso considerando os primeiros meses do ano.

O Jornal Prime, o seu preferido da internet, vem acompanhando as notícias da região, do Brasil e do mundo.

Cuidados devem ser reforçados

Para tentar minimizar os casos de dengue, a população também pode colaborar, eliminando focos de criação do mosquito transmissor, o Aedes aegypt. Isso porque lugares com água parada são importantes focos de proliferação.

Desta maneira, os moradores devem evitar água parada em vasos, pneus e garrafas nos quintais, por exemplo. Além disso, as autoridades também recomendam o uso de repelentes no corpo para evitar a aproximação dos mosquitos da dengue.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies