site statistics

Guerra na Ucrânia: declaração de Macron prevê expansão do conflito

Conflito começou em fevereiro de 2022 e ainda não acabou

São José dos Campos (SP), terça-feira, 27 de fevereiro de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – A Guerra na Ucrânia, além de estar longe de uma solução, ainda poderá ganhar novos contornos nos próximos meses e até anos. Isso porque o presidente da França, Emmanuel Macron, disse nesta terça-feira (27), que não descarta o envio de tropas de países europeus para ajudar no conflito.

Desta maneira, a Guerra da Ucrânia deixaria de ser apenas um confronto entre dois países. Na prática, a Europa e os Estados Unidos já ajudam o país com o envio de dinheiro e armas para combater o poderoso exército russo.

A guerra começou no dia 24 de fevereiro de 2022 e completou dois anos nesta semana. No entanto, com mais de 315 mil mortes entre militares e civis, conflito segue longe de um final previsto.

Guerra na Ucrânia envolveria outros países

Guerra na Ucrânia: declaração de Macron prevê expansão do conflito. Foto: Pr Ucrânia
Guerra na Ucrânia: declaração de Macron prevê expansão do conflito. Foto: Pr Ucrânia

Com a declaração de Macron, já existe a possibilidade de outros países enviarem tropas para a Guerra na Ucrânia. Com isso, também abriria a possibilidade de a Rússia atacar outros territórios na Europa e ampliar o conflito, como nos tempos da Segunda Guerra Mundial.

Nesta última segunda-feira (26), mais de 20 países europeus se reuniram na França para falar sobre o assunto. No entanto, ainda não há um consenso sobre o envio de tropas para a Ucrânia, até por conto do risco da escalada de violência.

Ainda nesta segunda, o presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto que anexa algumas partes do território ucraniano à Rússia, como Donetsk, Kherson, Zaporizhzhia e Luhansk.

Isso, inclusive, é o principal motivo da guerra e da invasão russa em 2022, o que gerou a guerra na Ucrânia. Desde então, Kiev vem tentando resistir e, talvez, nem os próprios russos esperavam tantas dificuldades.

O Jornal Prime, o seu preferido da internet, acompanha as principais notícias regionais, nacionais e internacionais.

Países querem enviar mais munição

Embora o envio de tropas seja algo ainda sem consenso, há a possibilidade do envio de mais munição para ajudar na Guerra na Ucrânia. Dos 20 países que se reuniram, 15 se mostraram favoráveis.

Ainda quanto às tropas, os Estados Unidos não têm qualquer projeto de mandar soldados para o front de batalha. Além disso, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), também não tem essa projeção, ao menos por enquanto. Mas, o fato é que a guerra na Ucrânia vai se arrastando nestes dois anos.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies