site statistics

Putin sobe o tom contra o Ocidente e cita guerra nuclear

Presidente russo responde a comentário do presidente da França

São José dos Campos (SP), 29 de fevereiro de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, subiu o tom nesta quinta-feira (29) contra os países do Ocidente e gerou grande temor no mundo. Isso porque o líder russo declarou que, se as tropas ocidentais entrarem na guerra da Ucrânia, há risco de conflito nuclear.

Isso porque, um dia antes, o presidente da França, Emmanuel Macron, destacou essa possibilidade, embora não seja um tema ainda fechado. E, se isso acontecer, Putin promete uma reação nuclear, o que seria catastrófico para toda a humanidade.

Na prática, esse temor já existe desde fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu a Ucrânia. E esse conflito, que já deixou mais de 315 mil mortos, dura dois anos e está muito longe de uma solução.

Putin fez discurso ao Parlamento

Putin sobe o tom contra o Ocidente e cita guerra nuclear. Foto: Pixabay
Putin sobe o tom contra o Ocidente e cita guerra nuclear. Foto: Pixabay

Vladimir Putin fez o discurso dirigido ao parlamento russo nesta quarta e afirmou mais uma vez que tem um grande arsenal nuclear. O presidente do país disse ainda que pode alcançar qualquer alvo no Ocidente. Para ele, o eventual uso de tropas ocidentais na Ucrânia traz também esse risco genuíno de ataque nuclear.

Atualmente, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), possui 32 membros, sendo a Suécia a mais recente, aprovada nesta semana. E, se eles entrarem na Ucrânia, há esse risco de confronto.

Para o líder russo, a invasão da Ucrânia é um ‘assunto interno’ e os demais países não devem se envolver. Aliás, a guerra começou justamente porque a Rússia se sente ameaçada pela Ucrânia e quer tomar territórios que considera estratégicos.

Então, durante o discurso, Putin disse que o aumento da escalada poderá levar a um confronto nuclear. Consequentemente, ele mesmo lembrar, poderá levar ao fim da civilização.

O Jornal Prime, seu portal preferido da internet, acompanha as notícias no dia a dia na região, Brasil e mundo.

Rússia é potência nuclear

Desde o final da Segunda Guerra Mundial, se iniciou uma corrida armamentista entre Estados Unidos e a antiga União Soviética. E, como forma de se defenderem, criaram grandes arsenais nucleares, hoje os maiores do mundo.

Mesmo com a restrição para se produzir este tipo de arma, eles nunca pararam na prática. E, com a guerra na Ucrânia, o temor da Rússia usar armas nucleares aumentou muito.

No poder desde 2000, Vladimir Putin é um dos líderes mais poderosos do mundo. E risco de um conflito com arma de destruição em massa sempre preocupou a humanidade.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies