site statistics

Biden: Ramadã pode ser esperança para cessar-fogo em Gaza

Conflito entre Israel e Hamas começou em outubro

São José dos Campos (SP), terça-feira, 27 de fevereiro de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta terça-feira (28) que espera por um cessar-fogo entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza. E o que pode motivar essa paralisação nas escaladas de violência é o Ramadã, um momento sagrado para os muçulmanos.

Desta maneira, Biden espera que o cessar-fogo na região comece a partir do dia 4 de março, já que o período religioso começa a partir de 10 de março. Entre outras coisas, os muçulmanos fazem jejum durante o dia enquanto perdura o período.

O conflito entre Israel e Hamas começou no dia 7 de outubro, quando o grupo terrorista invadiu o estado judeu e matou mais de 1.000 pessoas. Depois, o país declarou guerra ao grupo, que tem Gaza como seu refúgio e mais de 30 mil pessoas já teriam morrido neste período.

Biden se incomoda com baixas civis

Biden: Ramadã pode ser esperança para cessar-fogo em Gaza. Foto: Pixabay
Biden: Ramadã pode ser esperança para cessar-fogo em Gaza. Foto: Pixabay

Embora os Estados Unidos sejam um aliado histórico de Israel, o presidente Joe Biden vem se mostrando incomodado com o alto número de mortos, principalmente entre civis. Desde o início do conflito, milhões de moradores já deixaram Gaza e cerca de 2 milhões estão na cidade de Rafah, no sul da área.

Inclusive, Israel está prometendo fazer uma incursão por terra na cidade, algo que vem sendo desencorajado pelos aliados. Muitas famílias palestinas vivem em prédios públicos ou em tendas em Rafah, após deixarem seus lares.

Apesar da fala do presidente norte-americano, o governo de Israel não confirma essa possibilidade. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, defende que todos os reféns israelenses sejam liberados pelo Hamas para que haja uma interrupção nas escaladas.

Mas, o grupo terrorista não quer liberar os homens com bom estado de saúde e em condições de lutar. Além disso, Israel defende a rendição total e incondicional do grupo terrorista para que o conflito pare.

O Jornal Prime, o seu preferido da internet, acompanha as notícias da região, do país e do mundo.

Período do cessar-fogo

Caso haja um acordo, a ideia é que seja uma paralisação de 40 dias nas ações militares. E isso daria um tempo para Joe Biden negociar uma paz definitiva entre os dois lados.

Por enquanto, Israel e Hamas estão irredutíveis. E, além disso, tem o grupo terrorista Hezbollah, no Líbano, que vem atacando o estado judeu.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies