site statistics

DOC e TEC chegam ao fim nessa quinta (29); PIX toma espaço

Sistema existia desde a década de 1980

São José dos Campos (SP), quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – O DOC e o TEC chegam ao fim nesta quinta-feira (29), encerrando uma era de quase 40 anos de transferências bancárias. E o principal ‘culpado’ disso é o PIX, que surgiu em novembro de 2020 e veio como alternativa mais barata.

Afinal de contas, o DOC (Documento de Ordem de Crédito) e o TEC (Transferência Especial de Crédito), cobravam taxas e demoravam cerca de meia hora para chegar de uma conta para outra. Já o PIX é gratuito para pessoas físicas e instantâneo de uma conta para outra.

A informação do encerramento já tinha sido confirmada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que fixou 15 de janeiro como o último dia para oferecer os serviços. E os agendamentos valem até esse dia 29 de fevereiro.

Diferença entre o DOC e o TEC

DOC e TEC chegam ao fim nessa quinta (29); PIX toma espaço. Foto: Pixabay
DOC e TEC chegam ao fim nessa quinta (29); PIX toma espaço. Foto: Pixabay

Embora sejam, tecnicamente, o mesmo tipo de serviço, o DOC e o TEC tinham diferentes destinatários. Isso porque, no primeiro, podia ser feito por pessoas físicas. Já o segundo caso podia ser feito entre empresas, para pagar os benefícios de funcionários.

Antigamente, o valor máximo de transferência dessas duas modalidades era de R$ 4.999. E isso também era um limitador, já que o limite do PIX pode ser maior e vai depender da configuração de cada cliente.

Outra diferença é que, no caso do DOC, as transferências ocorriam no dia seguinte, enquanto no TEC era no mesmo dia, até o final do dia bancário. Outro programa semelhante, o TED (Transferência Eletrônica Direta), tem transferência de cerca de 40 minutos entre uma conta e outra.

No entanto, essa modalidade ainda não acabou. E não há uma definição pela Febraban sobre o futuro dele.

O Jornal Prime, o seu preferido da internet, acompanha as principais notícias do dia a dia, na região, Brasil e mundo.

Sistema surgiu na década de 1980

O DOC, que para de funcionar nesta quinta-feira, surgiu em 1985. Na época, foi considerada uma grande revolução no sistema bancário, mas agora não fica nem entre os cinco sistemas de pagamentos mais usados.

O PIX, que surgiu em 2020, se tornou rapidamente o principal meio de transferência de valores. O único problema é a segurança, já que os golpes e roubos aumentaram no período. Já o DOC, que sai de circulação, só podia ser feito pelo próprio banco.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies