site statistics

Aprenda a fazer sabão em barra caseiro simples: com poucos ingredientes que rendem muito

Veja como você pode fazer uma boa economia produzindo esse item tão utilizado

Os preços de vários produtos aumentaram bastante nesse período de pandemia. E com os itens de limpeza não foi diferente. Diante disso, saber produzir alguns desses materiais pode ser uma boa solução para esse problema. Por isso, neste dia 23 de janeiro, aqui no AgroNews, do site Jornal Prime, você vai aprender a fazer sabão em barra caseiro simples.

O sabão é um produto muito usado pelas donas de casa diariamente. E sua produção pode ser feita de maneira rápida, sem a necessidade de tantos ingredientes. Nesse contexto, o sabão em barra caseiro simples é perfeito para se aprender a fabricar e, assim, fazer uma boa economia.

Leia também: Como plantar abacate em vasos: aprenda o modo certo e descomplicado

Aprenda a fazer sabão em barra caseiro simples

sabão em barra caseiro simples - Foto: Pixels
sabão em barra caseiro simples – Foto: Pixels

Como citado anteriormente, a produção simples do sabão em barra caseiro exige poucos ingredientes. Na verdade, haverá o reaproveitamento de alguns deles. Basicamente, para construir suas primeiras barras, você precisará de óleo, água e soda cáustica.

O óleo, neste caso, trata-se daquele usado na cozinha. De início, você deve acumulá-lo em um recipiente, aproveitando o que sobrar do preparo dos alimentos, como em frituras, por exemplo. Reserve uma quantidade aproximada de 1 litro. Além disso, um ponto importante é que ele tem que estar coado.

No segundo ingrediente, a água, o volume necessário é de 200 ml. Aliás, também é possível utilizar leite no lugar da água. A diferença é que o leite tem que estar em temperatura ambiente, ao contrário da água, que deve estar quente. Por fim, o último elemento é a soda cáustica, que deve ser em uma quantidade de 240 gramas.

Saiba mais: Como cultivar rosas em vasos: saiba a maneira certa e eficaz com dicas simples

Preparação do sabão em barra caseiro simples

Uma vez que todos os elementos já estão disponíveis, basta, então, dar início ao processo:

  • Coloque os 200 ml de água quente em uma bacia;
  • Adicione a soda cáustica;
  • Mexa bem até que a soda se dissolva completamente;
  • Depois, coloque o óleo, em temperatura ambiente, e misture bem.

O ponto certo da mistura é quando ela adquire uma textura densa, semelhante a de uma massa de bolo. Nesse momento, coloque-a em uma forma retangular e aguarde 24 horas, pois ela terá endurecido e estará pronta para o corte em blocos. Em seguida, basta medir e iniciar a separação das barras.

Utilidade do sabão

A eficácia principal desse tipo de sabão é na limpeza de utensílios de alumínio, como panelas, fogões, talheres, etc. No entanto, ele também funciona, e você pode utilizá-lo, em outros objetos, seja para lavar roupa, limpar itens de plástico, de louças, e assim por diante.

Em suma, você agora já entendeu como ocorre o processo de produção de sabão em barra caseiro simples. Basta, então, colocar em prática esse conteúdo, construir suas primeiras peças e começar a economizar com os itens de limpeza.

Veja também: Como plantar onze horas em garrafa pet: veja agora mesmo essas técnicas infalíveis

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies