site statistics

A exuberante flor de cerejeira: conheça mais sobre essa belíssima árvore

Aqui, você aprenderá mais sobre como plantar e cuidar da cerejeira de forma simples e prática

A cerejeira é muito conhecida por chamar atenção com flores que variam entre as cores rosa, branco e até mesmo laranja. Pensando nisso, o Agronews, do site, Jornal Prime, ensina hoje, 06 de março, como plantar e cuidar da flor de cerejeira.

Primeiramente, a cerejeira é pertencente à família Rosaceae, sendo uma árvore nativa de regiões de clima temperado. Em contrapartida, é possível realizar o plantio em locais de inverno frio. A seguir, você aprenderá mais sobre a maravilhosa flor de cerejeira.

Você vai gostar: Aprenda como plantar semente de pêssego com essas dicas valiosas

Cerejeira - Foto: Canva Pro
Cerejeira – Foto: Canva Pro

Como cuidar e plantar flor de cerejeira

Antes de mais nada, é preciso escolher a espécie mais adaptável ao clima da sua região. Antes de obter as sementes, informe-se com o vendedor sobre a melhor espécie. Além disso, deve-se realizar o preparo do substrato com 10 dias de antecedência do plantio. Este deve ser rico em matéria orgânica e pouco arenoso.

Antecipadamente, adicione à terra que irá servir de base para a sua planta: pó de cascas de ovos, cascas de banana trituradas, cascas de cenoura, borra de café e restos de vegetais. Para diminuir a acidez do solo e equilibrar o pH, faça a adição de cal puro (leia atentamente as instruções antes do rótulo antes da aplicação).

Posteriormente, escolha um local para plantar a sua cerejeira. Além disso, algumas espécies podem ser plantadas em vasos grandes ou médios. Coloque o substrato preparado no vaso ou local que receberá a sua planta. Em seguida, posicione a semente ou muda no centro do substrato, com 10 centímetros de profundidade.

Regas

A princípio, por ser uma frutífera, a cerejeira necessita de bastante água. Apesar disso, o solo não pode ser encharcado, pois, isso pode causar danos às raízes e prejudicar o crescimento e desenvolvimento da sua cerejeira.

Nesse sentido, faça um teste semanal, perfurando no mínimo 5 centímetros do solo. Observe se o substrato se apresenta seco e sem drenagem adequada, se for o caso, realize a rega da sua planta.  Assim, não haverá perigo com o excesso de água.

Veja também: Aprenda como plantar sementes de uva e aproveite essa deliciosa fruta

Luminosidade

Primordialmente, a cerejeira necessita do mínimo de 4 horas de incidência  solar, para poder crescer e ter uma boa floração. A luminosidade adequada é importante também para evitar doenças e pragas. Além disso, durante o período de inverno, sua planta precisará no mínimo de 6 horas de luz solar.

Adubos e fertilizantes para flor de cerejeira

De antemão, há a possibilidade de fazer a adubação de forma orgânica e manter sua cerejeira saudável. Para isso, mensalmente, adicione ao solo da sua planta: borra de café, pó de cascas de ovo, farinha de osso, pó de semente de abóbora e restos de vegetais. Do mesmo modo, pode-se realizar a fertilização por meios sintéticos, com  o uso de NPK.

Além do adubo orgânico, o NPK é muito utilizado em árvores frutíferas por ser composto por componentes básicos para plantas. Durante o crescimento, use o NPK em proporções 10-10-10, e posteriormente, utilize as proporções 04-14-08 para estimular a floração e frutificação (leia atentamente as instruções do rótulo).

Agora que você já sabe como plantar e cuidar de cerejeira, basta colocar em prática as dicas essenciais mostradas neste post. Assim, você sempre terá a flor de cerejeira em casa para embelezar o seu lar.

Leia mais: Como usar casca de ovo nas plantas: faça você mesmo o melhor adubo para suas plantinhas

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies