site statistics

Como usar casca de ovo nas plantas: faça você mesmo o melhor adubo para suas plantinhas

Saiba como usar casca de ovo nas plantas para fazer o melhor adubo em seu jardim

Ter um jardim requer muitos cuidados, especialmente na hora de oferecer às plantas os nutrientes necessários. Afinal, elas precisam crescer saudáveis e bonitas. Nesta terça, 15 de fevereiro, no Agronews, do Jornal Prime, vamos te mostrar como usar casca de ovo nas plantas para fazer o melhor adubo.

Quando se fala em cultivo de flor ou qualquer tipo de planta, a adubação é essencial para que ela cresça cheia de vida. Isso porque, quando ela é plantada diretamente no solo, recebe seus nutrientes, mas se é em vaso, é necessário esse procedimento. Então, saber como usar a casca de ovo nas plantas é uma solução prática e econômica.

Leia mais: Como fazer compostagem: veja como ter o melhor resultado

Como usar casca de ovo nas plantas?

Como usar casca de ovo nas plantas
Como usar casca de ovo nas plantas (Imagem:Keechuan | Dreamstime.com)

A casca de ovo é um elemento muito usado como adubo por ser rica em cálcio. Esse é um macronutriente importante para o desenvolvimento saudável de uma planta. Portanto, ele contribui para o crescimento das raízes, ajuda a absorção de molibdênio e outros micronutrientes.

Para usá-la é fácil. É preciso que a casca seque bem ao ar livre ou em um forno em temperatura baixa. Depois, é somente triturá-la no liquidificador. Portanto, para essa trituração ficar boa, é importante certificar que a casca esteja bem seca. Após o procedimento, é somente usar o adubo.

No momento em que usar a casca de ovo nas plantas, use também uma grama do pó para cada um litro de substrato. Porém, não ultrapasse a quantidade recomendada, pois o cálcio em excesso pode causar substrato alcalino, prejudicando o crescimento da planta.

Confira mais: Como fazer horta em quintal pequeno

Respeite o intervalo de seis meses entre a aplicação de um adubo e outro. A boa notícia é que a casca de ovo não tem contraindicação e pode ser usada em qualquer planta.

Benefícios da casca de ovo para as plantas

A casca de ovo possui uma série de benefícios para as plantas. Entre elas, podemos citar três:

1.Ser 100% natural

Por ser natural, não há nenhum tipo de substância que atrapalhe o desenvolvimento da planta. Portanto, ela é uma excelente alternativa para ser usada como adubo natural.

2.Fortalecimento da planta

O cálcio atua na parede celular da planta, fortalecendo a sua estrutura. Além disso, favorece o fortalecimento da raiz e o desenvolvimento de flores, ervas e frutos.

3.Desenvolver folhas e caules

O magnésio e o potássio presentes na casca do ovo auxiliam na síntese de proteínas. Além disso, atuam na construção das folhas e caules, melhorando o aspecto da planta.

Agora que você já sabe como usar casca de ovo nas plantas, experimente fazer esse adubo e usar em seu jardim. O resultado será incrível.

Saiba mais: Como cultivar rosas em vasos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies