site statistics

Evite desperdícios! Truques para conservar banana madura por mais alguns dias

Saiba agora tudo o que você precisa para conservar as bananas por mais tempo

As bananas são muito consumidas em todo o Brasil. Fruta rica em carboidratos, potássio, magnésio cálcio e fósforo, além de possuir vitamina A, C e do complexo B. Ela faz bem ao sistema digestivo, contribui para a perda de peso e dá mais energia ao corpo. E hoje, dia 11 de fevereiro, aqui no AgroNews, do Jornal Prime, você saberá mais sobre ela: apresentaremos meios de conservar a banana madura por mais tempo.

Isso é muito importante porque o processo de amadurecimento dessa fruta é muito rápido devido às altas temperaturas. Por isso é muito comum que os cachos comprados nas feiras ou mercados apodreçam, passados 10 ou 12 dias. Logo, para evitar o desperdício e também evitar novas compras, é necessário que você conheça técnicas para conservar banana madura por mais dias.

Leia mais:  Como conservar alho triturado: mantenha seu tempero sempre fresquinho com essas técnicas

Como conservar a banana madura

conservar banana madura - Foto: Pixels
conservar banana madura – Foto: Pixels

Não há uma fórmula mágica que conserve a banana sempre amarelinha. O que existe, são algumas boas práticas que ajudam a aumentar a vida útil da fruta. Podemos chamar ainda de técnicas, que não são ensinadas, mas que se bem realizadas, funcionam bastante e evitam que você precise jogar fora várias das bananas do cacho. Vejamos então alguns desses métodos.

Desprender do cacho

A primeira alternativa para retardar o apodrecimento da banana é retirar a parte superior que as prende em um só cacho. Desprenda as bananas uma a uma desse “cabo” e depois guarde-as na geladeira.

Ao contrário do que se pode pensar,  esse “cabo” não fica sem utilidade. Você pode raspá-lo completamente, e deixá-lo em pequenos fios, pois, assim ele servirá como adubo, bastante rico em potássio, para suas plantas.

Veja ainda:  Plantar carambola em vaso: veja a forma mais fácil

Embrulho para conservar banana madura

Caso a primeira sugestão não tenha agradado você, há outra maneira de conservar suas bananas madura por mais uns dias. Neste segundo método, ao invés de desfazer o cacho, você irá usar algum tipo de papel para embrulhar a parte superior que une todas as bananas.

Existem vários tipos de papéis úteis para essa finalidade. Algumas pessoas usam o papel alumínio, outras preferem o papel filme, etc. Contudo, também é possível usar um tecido encerado. Este tem a vantagem de ser reutilizável e pode durar até anos.

Colocar na geladeira

Há uma crença de que as bananas não devem ir à geladeira, pois sua casca fica escura e isso faz parecer que elas já estão podres e, portanto, já não servem. Entretanto, guardá-las na geladeira é sim, uma das maneiras de prolongar o seu estado maduro. 

E apesar da sua aparência externa enegrecida, a popa continua em ótimas condições de consumo. A dica é guardá-las dentro de uma vasilha fechada e, então, levá-las à geladeira. Caso o estado da casca lhe cause alguma aversão, é utilizar essa mais desgastadas para fazer vitaminas, por exemplo, ou em outras receitas.

Dica extra

Se você tiver espaço e quiser deixar algumas bananas já prontas para o uso, é só cortá-las em rodelas, armazenar numa vasilha com tampa e deixar no congelador. Com essa técnica você as tem prontas para qualquer receita. E esse também é um método de conservá-las maduras por um tempo maior.

Portanto, agora você já conhece boas maneiras de conservar banana madura. Basta, então, colocar em prática tudo que foi aprendido aqui e os resultados serão imediatos.

Saiba mais: Plantar caju no quintal: veja as técnicas mais eficazes para literalmente colher bons frutos

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies