site statistics

Como fazer um detergente caseiro: o passo a passo que você esperava

Confira aqui a receita precisa para você fazer um detergente caseiro de forma devida

Comprar um detergente é um dispêndio recorrente para a higiene doméstica. Afinal, são produtos precisos para limpar a casa. Mas você não precisa recorrer sempre ao supermercado. Na verdade, existem boas soluções para fazer um detergente caseiro. Algo que veremos hoje, 18 de fevereiro, no AgroNews do site JornalPrime.

Diferentemente do que se possa imaginar, fazer um detergente caseiro não é algo caro. Os ingredientes são fáceis de se arranjar e podem sair mais baratos do que comprar um detergente industrializado. Também não tem grandes segredos para o preparo.

Leia mais: Como cultivar um limoeiro: dicas e cuidados essenciais para plantar corretamente

É fácil encontrar o material certo para fazer um detergente caseiro
Os ingredientes certos e uma boa proteção  são importantes para fazer um detergente caseiro – Foto: Pixabey

Como fazer esses detergentes caseiros

Antes de mais nada, é importante informar que há várias fórmulas para preparar um detergente caseiro. Mas, abordaremos aqui a receita de detergente de coco. Afinal, não é só uma solução simples de se fazer, como também que garante melhor limpeza. Portanto, com as dicas abaixo, vamos colocar as mãos na obra.

Entenda a fórmula básica do detergente

Toda boa receita precisa apresentar os seus ingredientes. E as vantagens de você fazer um detergente caseiro com coco é que você tem um suporte simples e barato para isso. São ingredientes que podem ser conseguidos em qualquer venda, ou mesmo conseguir direto dos recursos presentes na sua casa:

  • 4 litros de água;
  • 2 barras de sabão coco;
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 100ml de vinagre.

De todos os itens, os quatro litros de água são indispensáveis na produção de qualquer detergente caseiro. O mesmo se pode dizer sobre o bicarbonato de sódio. Ingrediente que mistura com a água e dá na fórmula básica que define o detergente.

Veja também: Aprenda a fazer um sabão líquido caseiro extremamente versátil e econômico

Conta com o material de apoio adequado

Além dos ingredientes da receita, você também precisará de um apoio específico para te ajudar a fazer o detergente. Assim como você precisa de um fogão para fazer comida, o mesmo ser dito desses produtos no preparo do detergente.

Mas, isso não significa um maior gasto. Na verdade, são utensílios recorrentes em qualquer cozinha doméstica como se pode ver abaixo:

  • Luvas
  • Máscara;
  • Bacia Plástica;
  • Óculos protetores
  • Panela;
  • Colher de pau;
  • Ralador.

Materiais como os óculos, luvas e a máscara servem para a sua proteção durante o preparo. Isso porque, o uso dos ingredientes, ou mesmo sua combinação, pode acarretar alguma reação daninha ao seu corpo.

Hora de preparar

A primeira coisa que você fará o detergente é ralar os tabletes de sabão coco dentro da bacia de plástico. Insira os restos do sabão dentro de uma panela com 2 litros de água e ferva até que todos os fragmentos tenham sido diluídos.

Coloque a solução de volta na bacia e misture com o bicarbonato de sódio e o vinagre. Adicione o restante da água em temperatura ambiente. Mecha bem com a colher de pau até dar sustância e deixe a solução do detergente em repouso por até 12 horas.

Com todo esse processo você já conseguiu fazer um detergente caseiro. Certifique-se de seguir direito o passo-a-passo para que o produto final saia como o esperado.

Antes de ir embora veja também: Receita de sabão caseiro com óleo usado: veja como fazer com dicas simples e rápidas

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies