site statistics

Cinco alimentos para evitar aquecer no micro-ondas que você tem que saber

Saiba o motivo pelo qual você não deve usar o micro-ondas para preparar esses alimentos

O micro-ondas é uma ferramenta muito conveniente para quem quer preparar a comida de forma rápida e prática. Afinal, é só programar o tempo de exposição e você já tem a comida pronta. Mas, há certos alimentos para evitar aquecer no micro-ondas. Portanto, hoje, dia 13 de fevereiro, o Agronews, do site Jornal Prime, viemos trazer essas instruções para você.

Os motivos para isso podem variar. Alguns alimentos são simplesmente incapazes de serem preparados devidamente pelo sistema do micro-ondas. Mas, há outros alimentos para evitar aquecer no micro-ondas que podem acabar destruindo a própria máquina ou mesmo causar danos a sua saúde.

Leia mais: Cascas de maracujá: conheça os 5 benefícios do uso dessa parte da fruta que, certamente, seria jogada fora

Cinco alimentos para evitar aquecer no micro-ondas - Foto: Freepik
Cinco alimentos para evitar aquecer no micro-ondas – Foto: Freepik

5 alimentos para evitar aquecer no micro-ondas

A seguir, conhecemos 5 alimentos e os motivos para não os preparar no micro-ondas. Entretanto, que muitos de nós acabamos colocando mesmo assim:

1.Molhos

Começaremos com os que podem prejudicar diretamente seu micro-ondas. Mas, também que são dos mais comuns das pessoas recorrerem ao aparelho para preparo. Afinal, se imagina que utilizar o micro-ondas é um atalho aceitável para cozinhar molhos, pois são alimentos fáceis de preparar.

Contudo, o aquecimento instantâneo exageradamente dos molhos, faz com que borbulhem, sujando o interior da máquina ou mesmo a danificando. Portanto, prefira fazer seus molhos com o fogão.

2.Ovos

Outro alimento que pode danificar seu micro-ondas são os ovos. Eles não apenas podem sujar seu aparelho, mas também estragá-lo completamente durante o processo. Isso porque a substância interna do alimento acaba sendo sobreaquecida. O resultado é que o ovo explodirá,.

Muitos sugerem como solução optar por um ovo descascado para aquecer no micro-ondas. Mas, mesmo sem a casca, pode levar à explosão sem necessidade.  O adequado é optar pelo fogão para cozinhar direito os ovos como você deseja.

Veja também: Benefícios do açaí: saiba agora como aproveitar o melhor da fruta

3.Pimenta

O cozimento da pimenta através de um micro-ondas não danifica a máquina em si. O problema é que pode causar problemas de saúde devido a como é feito o preparo. Uma pimenta picante esquentada no micro-ondas pode causar incômodos e irritações aos olhos.

O motivo é que a pimenta, quando exposta às ondas, gera uma substância tóxica conhecida com capsaicina. Sendo liberada através do vapor causado pelo aquecimento excessivo, ela causa mal-estar aos olhos.

4.Verduras

O poder do micro-ondas é capaz de alterar completamente a composição de certos alimentos. É o caso das verduras de qualquer tipo. Alimentos como brócolis, espinafre, folhas verdes e semelhantes podem ter sua composição alterada. Passam assim a liberar uma substância cancerígena chamada nitrosamina.

5.Frutas

A ação do micro-ondas nas frutas pode não ser preocupante como acontece com as verduras, mas traz alguma dor de cabeça. Afinal, certas frutas como melancias e uvas podem reagir mal a exposição nesse aparelho. O que pode levar que muitas podem explodir ou mesmo pegar fogo na hora do cozimento.

Enfim, o micro-ondas é uma ferramenta excelente para uma alimentação rápida. Mas, não é conveniente para todos os alimentos, podendo levar a um preparo inadequado. Quando for o caso, estude sempre quais são as alternativas mais adequadas para preparar a refeição e veja os alimentos para evitar aquecer no micro-ondas.

Antes de você sair: Como cultivar alhos em latas de plásticos: aprenda agora mesmo sendo iniciante

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies