site statistics

Zelensky teme recuo sem ajuda dos Estados Unidos

Guerra na Ucrânia já dura mais de dois anos

São José dos Campos (SP), sábado, 30 de março de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse em entrevista que as tropas ucranianas vão começar a recuar diante da invasão russa. Isso porque, segundo ele, ficará impossível avançar sem o apoio financeiro do governo dos Estados Unidos nesta guerra que já dura mais de dois anos.

Na prática, a Ucrânia de Zelensky só conseguiu se manter firme neste conflito e até avançando em algumas áreas com o apoio dos Estados Unidos. No entanto, o Congresso dos EUA agora está resistente em liberar mais um pacote de ajuda para o país europeu.

Isso porque os opositores republicanos do presidente Joe Biden entendem que o país teria outras prioridades. A ajuda prevista e inda não liberada é de mais de R$ 3 bilhões.

Zelensky ficará sem defesa aérea

Zelensky teme recuo sem ajuda dos Estados Unidos. Foto: RS /via Fotos Publicas
Zelensky teme recuo sem ajuda dos Estados Unidos. Foto: RS /via Fotos Publicas

Durante a entrevista dada nesta sexta-feira (29), Volodymyr Zelensky disse que a Ucrânia vai ficar, por exemplo, sem defesa aérea. E poderá ver a Rússia avançar e invadir cidades maiores no país.

Por enquanto, as tropas russas estão mais concentradas na região leste, onde já tinha tomado a região da Crimeia. E, desde 2022, já avançou em locais como Donbass e Donetsk, alegando que lá vivem maioria russa.

Além disso, a Ucrânia ficará sem mísseis Patriot (usados para defesa contra ataques de outros mísseis) e sem bloqueadores para guerra eletrônica. Com isso, ficará ainda mais difícil vencer o poderoso exército russo.

A guerra começou no dia 24 de fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu o leste ucraniano com o pretexto de ‘desnazificar’ o país vizinho. Mas, a Ucrânia vem resistindo de forma surpreendente desde então.

O Jornal Prime, o seu portal preferido da internet, acompanha as principais notícias da cidade, da região, do país e do mundo no dia a dia.

Ucrânia aposta em produção interna

Zelensky ainda afirmou que, sem esse apoio financeiro dos Estados Unidos, vem apostando na produção interna de armamentos. No entanto, também reconhece que isso é insuficiente neste momento.

Mas, também alegou que continuará usando drones para atacar alvos russos do outro lado da fronteira. E Zelensky destacou que vai atacar refinarias de petróleo na Rússia para eles também sentirem a falta de combustível, de eletricidade e se enfraquecerem enquanto o conflito persistir.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies