site statistics

Dengue: vacina pode levar 8 anos para reduzir transmissão

O Brasil tem, atualmente, mais de 2 milhões de casos confirmados em 2024

São José dos Campos (SP), quinta-feira, 28 de março de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – A vacina contra a dengue poderá levar até 8 anos para reduzir a transmissão da doença. A previsão foi feita nesta quinta-feira (28) pelo diretor-geral da Opas (Organização Pan-americana da Saúde), Jarbas Barbosa, se referindo às Américas.

Segundo ele, com a estratégia atual, a redução da transmissão poderá ter essa demora. Inclusive, no início do ano, quando começou a vacinação, também já houve polêmica pelo Governo Federal não mandar imunizantes para algumas cidades com muitos casos da doença.

“É importante ressaltar que a vacina que está disponível é uma vacina de duas doses e que precisa de três meses entre uma dose e outra. Ou seja, a vacina não é uma ferramenta para controlar a transmissão neste momento”

Vacina da dengue com capacidade limitada

Dengue: vacina pode levar 8 anos para reduzir transmissão. Foto: Pixabay
Dengue: vacina pode levar 8 anos para reduzir transmissão. Foto: Pixabay

Apesar de todas as polêmicas, o fato é que o laboratório japonês Tateka, que fabrica a vacina Qdenga, tem uma capacidade limitada de produção. Por isso, o secretário da Opas voltou a destacar que eliminar os focos de criadouros da dengue é a principal forma de se evitar a doença.

Especialmente durante o período de maior calor, os focos de proliferação da dengue são grandes. Por exemplo, lugares com mato alto, água parada em vasos, pneus e piscinas se tornam uma preocupação para as autoridades.

Isso porque é nesses lugares que o mosquito Aedes aegypt deposita suas larvas. Por isso, houve essa situação de emergência e quase epidemia no Brasil em 2024, além de outros países vizinhos na América do Sul, como o Peru.

O Jornal Prime, o seu preferido da internet, vem acompanhando as principais notícias da cidade, da região, do Brasil e do mundo.

Eficácia pode ser limitada

Jarbas Barbosa ainda comentou na entrevista coletiva que a eficácia da vacina pode ser limitada para sorotipo 3. Isso porque houve o levantamento quando os casos estavam em baixa.

Além disso, ele convocou os países das Américas a monitorarem os casos existentes de dengue. E ele ainda elogiou as vacinas do Butantan, em São Paulo, que ainda estão em fase de teste.

No caso, elas estão na fase 3, mas são de dose única, o que já ajuda bastante na eficácia contra o doença. Atualmente, o Brasil tem mais de 2 milhões de casos de dengue registrados em 2024.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies