site statistics

Suécia recebe sinal verde da Hungria e é o 32º membro da Otan

País vai integrar a organização militar do Atlântico Norte

São José dos Campos (SP), segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – A Suécia será o 32º país integrante da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), bloco militar criado após a Segunda Guerra Mundial e que tem os Estados Unidos como principal membro. Agora, os suecos, que sempre foram neutros, vão fazer parte deste grupo militarizado, visando defender seu território.

Desde o início da Guerra da Ucrânia, em 2022, a Suécia já tinha a intenção de entrar para a Otan. Mas, isso depende da aprovação de diversos outros membros e, agora, faltava a Hungria.

No entanto, nesta segunda-feira (26), após 18 meses de espera, a Hungria finalmente aprovou a entrada. No total, houve 188 votos a favor dos suecos e apenas seis contrários para este processo.

Suécia vê momento como histórico

Suécia recebe sinal verde da Hungria e é o 32º membro da Otan. Foto: Divulgação Nato
A line of British ‘Foxhound’ Armoured Personnel Carriers parked at the assembly area at Drawsko Pomoski Training Area.
Suécia recebe sinal verde da Hungria e é o 32º membro da Otan. Foto: Divulgação Nato

Após a aprovação da entrada do país no bloco militar, o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, disse que se trata de um momento histórico. Além disso, destacou que o país está pronto para assumir a responsabilidade deles na Otan. A mensagem foi dada através das redes sociais do político.

Ainda assim, a Suécia não está oficialmente integrada à Otan. Isso porque precisa de uma assinatura oficial do presidente para se tornar membro. E deverá ocorrer nos próximos dias, provavelmente na semana que vem.

Entre outras coisas, a posição geográfica da Suécia ajuda o país a querer entrar na Otan. Além disso, o país já participou de ações no Afeganistão em outras oportunidades, antes de se tornar membro.

O Jornal Prime, o seu preferido da internet, vem acompanhando as principais notícias do dia a dia na região, Brasil e mundo.

O que muda no país

Agora, com essa entrada no bloco militar, toda a força bélica e os soldados do país passam a pertencer à Otan. Então, é como se os 32 países membros da Otan tivessem apenas um único exército.

Por exemplo, se a Rússia atacar a Polônia, que é membro da Otan, todos os outros países do bloco têm a obrigação de reagir. A criação do bloco surgiu por conta da Guerra Fria, quando existiam as forças militares do Estados Unidos e da extinta União Soviética.

No momento, o exército sueco contra com 50 mil membros, sendo metade deles de reservistas. No entanto, a Suécia é um país especializado em submarinos e possui equipamentos dos mais modernos.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies