site statistics

Mato Grosso: governador aposta em aumento do turismo

Região vem tentando evitar a extinção de peixes

Nova Mutum (MT), segunda-feira, 1 de abril de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, espera aumento do turismo e, também, da pesca esportiva no estado nos próximos meses. Isso por conta da Lei do Transporte Zero, em vigência no estado desde o dia 1º de janeiro.

Segundo ele, isso também vai ajudar a garantir que as espécies de peixe em risco de extinção possam ser preservadas. Consequentemente, a pesca esportiva, que não é predatória, também vai ganhar espaço, impulsionando o setor de turismo no Mato Grosso, uma importante fonte de arrecadação local.

Em entrevista concedida ao canal Fish TV, voltado para o mundo da pesca, Mendes estimou o faturamento do turismo nos próximos anos. E espera uma arrecadação de R$ 2 bilhões no setor para os próximos anos, contra R$ 500 milhões atuais.

Mato Grosso pode impulsionar turismo

Mato Grosso: governador aposta em aumento do turismo. Foto: Mayke Toscano/Secom
Mato Grosso: governador aposta em aumento do turismo. Foto: Mayke Toscano/Secom

Para Mauro Mendes, a expectativa é que se aumente a ocupação de pousadas e hotéis espalhadas pelo Mato Grosso. Inclusive, com gente de fora do país.

“Estimular a pesca esportiva e o turismo de pesca é a melhor alternativa para as cidades envolvidas e para a população que vive no entorno dela. Mato Grosso tem um potencial extraordinário para isso. Podemos transformar o Pantanal e outras regiões próximas de rios, como o Araguaia, em um segmento ainda mais robusto. É um setor em constante crescimento”

Para o governador do Estado, também é importante que se preserve a cultura local e, também, os chamados estoques pesqueiros. Isso vai ajudar a manter a natureza viva e, também, assegurar uma nova alternativa econômica para muitos moradores locais.

O Jornal Prime, o seu preferido da internet, vem acompanhando as principais notícias da cidade, da região, do Brasil e do mundo.

Transporte Zero proíbe comercialização

Atualmente, a Lei do Transporte Zero em Mato Grosso veta a comercialização de 12 espécies de peixes em todo o estado. Para Mauro Mendes, isso vai ajudar a melhorar esse estoque de peixes, evitando esse risco de extinção, que seria muito danoso para a região e para o país.

“Essa lei nasceu baseada numa triste evidência de redução da população de peixe nos últimos anos. Estamos perto da extinção dessas espécies. Então agimos de forma antecipada e resolvemos tomar uma providência antes que tudo acabe e seja muito tarde para reparar os estragos”

Por fim, o governador disse que a pesca ilegal no Mato Grosso poderá resultar em punições severas. Inclusive, com a prisão de quem cometer tal crime na região.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies