site statistics

Guerra na Ucrânia completa 2 anos sem solução; confira

Conflito começou em fevereiro de 2022

São José dos Campos (SP), sábado, 24 de fevereiro de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – No dia 24 de fevereiro de 2022, a Rússia iniciou a Guerra na Ucrânia ao invadir o território vizinho e dando origem ao conflito que completa dois anos neste sábado (24). Então, quando se projetava um conflito curto, acabou se ampliando e colocando o mundo em alerta

No entanto, nestes dois anos de conflito, uma solução pacífica está muito longe de acontecer, segundo os analistas políticos. Isso porque a Ucrânia não quer abrir mão de nenhuma parte de seu território, reivindicado pelos russos.

Por outro lado, a Rússia, não quer a Ucrânia entrando na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Além disso, entende que territórios como a Crimeia e Donetsk, por exemplo, precisam ficar com eles para ‘garantir a segurança’ da Rússia.

Guerra na Ucrânia já matou mais de 300 mil pessoas

Guerra na Ucrânia completa 2 anos sem solução; confira. Foto: Governo Ucrânia/via fotos Publicas
Guerra na Ucrânia completa 2 anos sem solução; confira. Foto: Governo Ucrânia/via fotos Publicas

Segundo um relatório divulgado pelo serviço de inteligência dos Estados Unidos, mais de 315 mil pessoas, dos dois lados, já morreram durante a guerra na Ucrânia. No entanto, essas baixas não são apenas de militares, mas também de civis, como mulheres e crianças.

Até agora, a Ucrânia contou com o apoio operacional dos Estados Unidos e outros países do Ocidente. Isso tanto com equipamentos bélicos quanto dinheiro para financiamento de armas no país.

Nesta última semana, o governo norte-americano, do presidente Joe Biden, aprovou 500 novas sanções econômicas contra Moscou, por conta da guerra. Mas, vem enfrentando dificuldades no Congresso Nacional para um novo pacote de aporte financeiro para os ucranianos.

No momento, há um projeto de R$ 300 bilhões de repasse para a Ucrânia. Mas, a oposição, com deputados e senadores republicanos, são contra mandar mais dinheiro para lá.

O Jornal Prime, o seu portal preferido da internet, vem acompanhando o dia a dia das principais notícias no Brasil, na região e no mundo.

Rússia dribla sanções e Ucrânia também resiste

No início da invasão da Ucrânia, se esperava que a Rússia venceria com certa tranquilidade, mas a resistência foi grande. Por outro lado, quando o Ocidente começou a fazer sanções contra Moscou, também se imaginava um isolamento russo.

Entretanto, não só a Ucrânia vem resistindo e vencendo batalhas, como a Rússia voltou a crescer. Isso porque o regime de Vladimir Putin ampliou laços com Irã e China para fazer negócio. E, sem um acordo entre os dois lados envolvidos no conflito, a guerra na Ucrânia parece longe do fim.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies