site statistics

Fies estende prazo de inscrição até esta segunda (18)

Financiamento visa alunos que pretendem entrar no ensino superior

São José dos Campos (SP), domingo, 17 de março de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) prorrogou o cadastro para o processo seletivo de novos estudantes até esta segunda-feira (18). Desta maneira, até às 23h59 deste dia, os estudantes podem fazer o cadastro.

E, para se cadastrar no Fies, os alunos do ensino superior precisam entrar no site do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Esse portal é do MEC (Ministério da Educação), que coordena também o fundo de apoio.

Na prática, esse fundo visa garantir a entrada de alunos de baixa renda nas instituições privadas de ensino. Neste caso, não vão precisar pagar nada, ou ao menos, pagar uma pequena parte da mensalidade, e só pagar o restante dois anos após de se formar.

Inscrições para o Fies iriam até o dia 15

Fies estende prazo de inscrição até esta segunda (18). Foto: Anderson Rodrigues/Divulgação
Fies estende prazo de inscrição até esta segunda (18). Foto: Anderson Rodrigues/Divulgação

Inicialmente, as inscrições para os alunos tentarem o Fies iria até a última sexta-feira, dia 15 de março. No entanto, o governo federal publicou uma portaria prorrogando o programa por mais um dia útil.

Agora, quem ainda não se cadastrou ou ainda não sabia do prazo do programa, tem uma última chance no início desta semana. Com isso, muita gente que hoje não tem condições de pagar uma faculdade particular, vai poder entrar no ensino superior.

A ideia é que, após formado, o aluno arrume emprego na área de formação e, com isso, possa ter uma renda. Consequentemente, depois de dois anos, vai poder começar a pagar o curso ao qual se formou com o dinheiro financiado pelo governo, através da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.

O Jornal Prime, o seu preferido da internet, vem acompanhando as notícias da região, do Brasil e do mundo no dia a dia.

Demais datas são mantidas

Apesar de permitir um dia a mais para o cadastro de novos candidatos à bolsa, as demais datas serão mantidas. Assim, no dia 21 de março, será divulgado o resultado de quem foi selecionado, enquanto a inscrição dos ganhadores vai de 22 a 26 de março.

De acordo com dados divulgados pelo Governo Federal, 1.260 universidades participam do processo seletivo. E, no momento, são 67 mil vagas em todo o país oferecidas para os estudantes.

Por fim, metade dessas vagas vai para o chamado Fies Social, ou seja, quem tem inscrição no CadÚnico (Cadastro Único). Neste caso, só vale para quem recebe até meio salário-mínimo de renda mensal e terá 100% do financiamento das mensalidades.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies