site statistics

Rio de Janeiro em alerta por calor acima dos 50º

Cidade Maravilhosa está em alerta amarelo

São José dos Campos (SP), sexta-feira, 15 de março de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – O Rio de Janeiro pode ter uma sensação térmica de calor acima dos 50º neste final de semana. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Sistema Alerta Rio, o serviço de previsão meteorológica da prefeitura da cidade.

De acordo com a entidade, o motivo do forte calor no Rio de Janeiro é uma massa de ar quente. Inclusive, ela vai atuar em todo o estado durante este final de semana, elevando as temperaturas e gerando atenção dos moradores.

Além disso, o Inmet (Instituto de Meteorologia), fez um alerta de que o estado está com temperatura 5º acima da média. Com isso, está em alerta amarelo, pois, essa média se manteve por dois dias consecutivos.

Região Oeste do Rio de Janeiro foi a mais quente

Rio de Janeiro em alerta por calor acima dos 50º. Foto: Pixabay
Rio de Janeiro em alerta por calor acima dos 50º. Foto: Pixabay

Nesta sexta, a região de Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro, apontou temperatura de até 57,5º de sensação térmica. No entanto, de acordo com a previsão do tempo, neste sábado não vai passar dos 37º, ‘amenizando’ um pouco o calor intenso.

No entanto, entre domingo e segunda-feira a onda de calor volta com tudo na cidade. Assim, as temperaturas vão passar, facilmente, dos 40º, segundo o Inmet.

A meteorologista chefe do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco, ainda alertou que a sensação térmica deverá passar de novo dos 50º. Isto é, a temperatura real até vai estar mais baixa, mas para as pessoas será como se estivesse acima dos 50º, algo que tem acontecido com relativa frequência na Cidade Maravilhosa, especialmente no verão.

O Jornal Prime, seu portal preferido da internet, vem acompanhando as principais notícias do dia a dia, na cidade, na região, no Brasil e no mundo.

Saúde faz alerta

Por conta desse forte calor no Rio de Janeiro, a Secretaria de Saúde da cidade já também emitiu alerta para tomarem cuidado. Afinal de contas, principalmente para os idosos, o impacto do calor intenso costuma ser preocupante.

Assim, as pessoas devem evitar ficar expostas ao sol entre as 10h e às 17h. Além disso, é necessário se hidratar bem, tomar muito líquido e procurar o atendimento médico quando se sentir muito mal.

Aliás, essa onda de calor não é apenas no Rio de Janeiro. Inclusive nos estados da região Sul, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul e parte de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também estão na lista.

 

 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies