site statistics

Imposto de Renda: mais de 1 milhão de declarações entregues no 1º dia

O prazo para entregar vai até o dia 31 de maio

São José dos Campos (SP), sexta-feira, 15 de março de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – Mais de um milhão de contribuintes entregaram a declaração do Imposto de Renda na noite desta sexta-feira (15), no primeiro dia de entrega. Os dados são da Receita Federal.

De acordo com os dados divulgados pela Receita Federal, o número exato de declarações do imposto de renda entregues no primeiro dia foi de 1.154.466. No ano passado, também no primeiro dia, o número foi menor: cerca de 1.050.023 a menos.

Agora, o prazo de entrega, que começou a partir das 8hg desta sexta, vai até o próximo dia 31 de maio. Ou seja, os contribuintes terão dois meses e meio para entregar as declarações.

Imposto de Renda é obrigatório para parte da população

Imposto de Renda: mais de 1 milhão de declarações entregues no 1º dia. Foto: Agência Brasil
Imposto de Renda: mais de 1 milhão de declarações entregues no 1º dia. Foto: Agência Brasil

Vale lembrar que nem todos os brasileiros são obrigados a entregar a declaração do Imposto de Renda. Apenas quem ganha acima de R$ 30.639,90 é que precisa declarar. Antes, o limite mínimo era de R$ 28.559,70 para rendimentos tributáveis.

E, quem não fizer a declaração, poderá pagar multas altas e ter uma série de punições administrativas. Portanto, fazer o procedimento é obrigatório para esta faixa. Os demais ficam nos grupos dos isentos, mas quem ganha menos, também pode declarar opcionalmente, pois, podem eventualmente receber algum valor de restituição.

Atualmente, o método de entrega da declaração é pela internet, através de um aplicativo baixado no site da Receita Federal. Neste caso, o contribuinte pode declarar desde o início ou optar por uma declaração pré-preenchida, que vem do site da Receita Federal. No entanto, essa versão só ficou disponível agora, duas semanas após o prazo das empresas entregarem os informes de rendimentos, assim como as companhias de planos de saúde.

O Jornal Prime, o seu portal preferido da internet, vem acompanhando as principais notícias e o dia a dia da cidade, região, do Brasil e do mundo.

Restituições acontecem em cinco lotes

Ainda de acordo com a Receita Federal, o prazo de restituição do Imposto de Renda é dividido em cinco lotes. E o pagamento acontece por ordem de entrega e também por idade, onde pessoas com mais de 60 anos ou com problemas de saúde têm prioridade para receber de forma antecipada.

Desta maneira, quem fizer a declaração de imposto de renda no início, vai receber antes. O primeiro lote chega no dia 1º de maio, já o último vem no dia 30 de setembro.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies