site statistics

Casos de dengue desaceleram no Centro-Oeste, diz governo

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Ministério da Saúde

Cuiabá (MT), quarta-feira, 27 de março de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – Os casos de dengue tiveram uma desaceleração na região Centro-Oeste neste mês, após atingirem o pico. A informação é da secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel.

No entanto, isso aconteceu também nas regiões Norte e Sudeste, que agora começam a amenizar os casos. No Centro-Oeste, o único estado que ainda não teve desaceleração foi o Mato Grosso do Sul, onde continua em alta e preocupação com a dengue.

A redução dos casos também pode estar atrelada à chegada do outono, com quedas de temperatura. O mosquito do Aedes aegypt costuma se proliferar mais durante os dias quentes, como no verão.

Outros estados têm queda de dengue

Casos de dengue desaceleram no Centro-Oeste, diz governo. Foto: Kacio Henrique/Prefeitura de Nova Mutum
Casos de dengue desaceleram no Centro-Oeste, diz governo. Foto: Kacio Henrique/Prefeitura de Nova Mutum

Na região Norte, os estados do Acre, Amapá e Amazonas foram os que mais tiveram quedas de casos de dengue nesta última semana. Já no Sudeste, os estados de Minas Gerais e Espírito Santo também passaram da pior fase e começam a se estabilizar, segundo os dados divulgados pelo Governo Federal.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, os estados onde os casos começaram antes, também vão sair antes do pico de registros. E cada região teve início do problema em momentos diferentes.

Até por conta disso, alguns estados estão ainda em alta, como é o caso do Mato Grosso do Sul. Já no Mato Grosso, a situação ainda é grave e preocupante, mas já houve a redução, o que se cria uma nova esperança para as pessoas.

O Jornal Prime, o seu portal preferido da internet, vem acompanhando as principais notícias do dia a dia no Brasil, na região e no mundo.

Brasil tem mais de 2 milhões de casos

Atualmente, o Brasil tem 2.321.050 casos considerados prováveis de dengue. Além disso, 20.844 são considerados de alta gravidade ou, ao menos, de alarme, que é o que mais tem preocupado as pessoas.

No momento, 831 pessoas já perderam a vida por conta da doença neste ano, sendo que 1.267 casos ainda são suspeitos. Desta maneira, o Brasil já pode ter passado dos 2.000 casos de morte por conta da doença.

Atualmente, 407 cidades brasileiras já decretaram situação de emergência por causa da dengue. Mas, com a chegada do inverno, já há essa expectativa de que possa haver uma redução ainda maior nos próximos tempos.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies