site statistics

Saiba como fazer azeite de abacate com esse passo a passo super prático

Veja o melhor maneira de esse saudável derivado do abacate

O abacate é bastante consumido no Brasil. Há para ele uma variedade de receitas como sucos, saladas, bolos, etc. Entretanto, o azeite, que é possível extrair da sua polpa, não tem tanta popularidade, apesar de prestar grandes serviços à nossa saúde. Por isso, hoje, dia 18 de fevereiro, aqui no Agronews, do site Jornal Prime, você aprenderá como fazer azeite de abacate da forma mais descomplicada e eficiente que existe.

O consumo diário deste produto traz vários benefícios ao nosso corpo, pois ele é rico em vitaminas, proteínas e minerais. Justamente por esse motivo, ele ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, no controle do colesterol e da diabetes, etc. Portanto, diante de tantos benefícios, e sabendo que seu preço é bem elevado no comércio, saber como fazer azeite de abacate pode ser a melhor opção para tê-lo sempre em casa.

Como fazer azeite de abacate

como fazer azeite de abacate - Foto: Pixabay
como fazer azeite de abacate – Foto: Pixabay

Esse processo, apesar de prático e nada complexo, é demorado e um pouco trabalhoso. Contudo, o esforço sempre vale a pena, devido às propriedades do azeite de abacate.

Para extraí-lo, você precisará de alguns equipamentos, uns essenciais, outros substituíveis ou improvisáveis. Basicamente são necessários:

  • Uma ou duas bandejas, dependendo da quantidade de abacates;
  • Os abacates;
  • Moedor de carne ou uma máquina de extração de óleo;
  • Um vidro retangular;
  • Um espelho, se possível.

Passo a passo de como fazer azeite de abacate

Para começar, parta o abacate e retire toda sua polpa, colocando-a em uma bandeja. Não há um número exato da fruta que se deva usar, mas para conseguir azeite que encha um pote de 250 ml, três grandes abacates são suficientes. E isso exigirá duas bandejas.

Uma vez retirada toda a polpa, amasse-a bem, na bandeja, de modo a não restar nenhum pequeno pedaço. Também espalhe por toda a extensão do recipiente.

Em seguida, leve as bandejas ao sol ou a um forno eletrônico a 50º C, por 5 horas. Caso você não possua a segunda opção, agarre-se à primeira e deixe a massa no sol até que ela endureça completamente. 

Para acelerar o processo é que serve o vidro retangular, coloque-o por cima das bandejas. E, se você tiver um espelho para deixar em pé, bem próximo a elas, a temperatura aumentará ainda mais e o processo será mais rápido; de modo que, fazendo exatamente desse jeito, o tempo total será de mais ou menos 6 horas .

Por fim, quando a massa estiver totalmente endurecida, retire-a toda com uma espátula e vá moendo com o moedor de carne ou sua máquina de extração de óleo. À medida que você for passando a polpa na máquina o azeite vai caindo no recipiente. Depois é só deixar o azeite decantar para que as fibras desçam e o seu azeite estará pronto.

Dicas de uso do azeite de abacate

O  azeite de abacate resiste a altas temperaturas e mantém suas propriedades e, por isso, pode, por exemplo, ser usado no preparo de alimentos como para assar ou grelhar. Ao contrário, por exemplo, do azeite de oliva, que em temperaturas muito elevadas, vira gordura saturada.

Então, você agora já conhece o processo de como fazer azeite de abacate. Basta reunir os materiais e começar a produzir esse produto super benéfico à saúde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies