site statistics

Como adubar terra para horta: aprenda a manter sua hortinha saudável

Hoje você vai aprender como adubar a terra para que as suas plantinhas cresçam bonitas e saudáveis

Sabe-se que cultivar uma horta em casa possui inúmeras vantagens. Dessa forma, para que você a cultive sempre linda e saudável, o Agronews, do site Jornal Prime, ensina hoje, 09 de fevereiro, como adubar a terra para horta.

Acima de tudo, saiba que é possível manter uma horta com produtos fáceis de encontrar e com o que você tem em casa. Separamos para você alguns métodos de como adubar a terra para horta e, assim, manter suas plantinhas sempre saudáveis.

Veja também: Plantas fáceis de cuidar em casa e que deixam o ambiente ainda mais belo

Aprenda como adubar a terra para horta - Foto: Canva
Aprenda como adubar a terra para horta – Foto: Canva

Informações importantes e passo a passo

Antes de tudo, é preciso escolher o substrato para receber o adubo e a planta. Certifique-se de que o selecionado apresente uma coloração escura, pois isso indica haver presença de matéria orgânica. Dessa forma, atente-se ao que irá contribuir com parte da nutrição da sua plantinha, para que ela se desenvolva bem.

Qual a melhor forma de adubar terra para horta?

Primeiramente, faremos uma distinção entre adubo e fertilizante. Os adubos são compostos orgânicos, geralmente provenientes da sua cozinha, que servem como provedores de nutrientes para a sua horta.

Por outro lado, os fertilizantes são produtos sintéticos que, em sua maioria, são induzidos e usados apenas como um complemento para o adubo. Assim, tenha maior atenção com o substrato e o adubo, que irão compor maior parte da nutrição das plantas.

Você vai gostar: Como plantar abacaxi no quintal: melhores técnicas e maneiras

Nutrientes essenciais para plantas

Em primeiro lugar, como todo ser vivo, as plantas necessitam de uma base de nutrientes para se desenvolver e crescer bem. Neste caso, as elas precisam principalmente de nitrogênio, potássio e fósforo. Vejamos a seguir qual a função de cada um:

  • Nitrogênio – Auxilia no desenvolvimento saudável de folhas, caule e raízes no período inicial de crescimento;
  • Potássio – Importante para o controle de água na planta, impedindo que falte em períodos secos;
  • Fósforo – É necessário para a absorção de nutrientes pelas raízes das plantas, favorecendo a floração.

Como adubar terra para horta

De antemão, o adubo ensinado será uma mistura de compostos orgânicos, mas que podem ser utilizados separadamente, pois são ricos em nutrientes que irão ajudar no desenvolvimento e crescimento das plantas da sua hortinha. Você vai precisar de:

  • Cascas de ovo;
  • Cascas de banana;
  • Talos de couve e brócolis.

Primeiramente, bata as cascas de ovo no liquidificador até que se tornem apenas pó e reserve em uma vasilha. Bata também no liquidificador as cascas de banana, até que não restem pedaços grandes e tenha aparência homogênea. Reserve o pó de cascas de ovo e as cascas de banana trituradas.

Em seguida, corte em cubinhos os talos de couve e brócolis. Finalmente, misture o pó de cascas de ovo, as cascas de banana trituradas e os cubinhos dos talos de couve e brócolis no substrato até que fiquem bastante integrados. E o seu adubo está pronto!

Agora que você já sabe como adubar terra para horta, basta seguir as instruções dadas aqui e preparar o seu adubo. Com essa mistura, as plantinhas da sua horta irão se desenvolver e crescer bem e saudáveis.

Leia mais: Como fazer horta em quintal pequeno: veja ideias criativas

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies