site statistics

Água com gengibre emagrece? Veja agora se é mito ou verdade

Realmente essa planta tem este poder, ou não passa de uma crendice para validar a desculpa de não se cuidar?

Para não perdermos o costume, vai ter receita, sim. E como de praxe, de forma rápida e fácil, porém, neste 08 de fevereiro, o Agronews, do Jornal Prime, entrará em uma seara mais belicosa. Em outras palavras, descobriremos se água com gengibre emagrece mesmo, ou é apenas história da carochinha.

Ao contrário do que muitos pensam, o gengibre não é um tubérculo, mas sim, uma planta herbácea. A mangarataia, como é conhecido o gengibre no norte do Brasil, é originária da ilha de Java, Índia e China. É rico em cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona. Então, desvendaremos o mistério e saber se água com gengibre emagrece de verdade.

Assim, leia mais: Como plantar açafrão verdadeiro: do Mediterrâneo para a sua mesa

A hora da verdade: água com gengibre emagrece?

Sim e não! A resposta não ajudou muito, sabemos. Mas, fique conosco, pois tudo nessa vida tem explicação e não seria o questionamento, se água com gengibre emagrece, que ficaria sem uma explanação.

O Zingiber officinale, nome científico do gengibre, é um alimento termogênico que, para fazer efeito, deveria ser consumido em grandes quantidades, bem como, de forma direta, regular e por muito tempo. Logo, se fosse usado como a única opção ou a solução para os problemas do excesso de peso, o resultado seria muito abaixo do esperado.

Ademais, leia também: Benefícios da carambola: veja 4 vantagens de consumo da fruta essenciais

Água com gengibre emagrece? Veja agora se é mito ou verdade - Reprodução Unsplash
Água com gengibre emagrece? Veja agora se é mito ou verdade – Reprodução Unsplash

Benefícios do gengibre

Após uma série de estudos publicados nas melhores revistas científicas, se descobriu que o gengibre pode aumentar o seu metabolismo em até 20%. Porém, essa taxa variará de pessoa para pessoa, pois depende de uma série de fatores. Entre eles:

  • Atividade física praticada;
  • Quantidade de gengibre consumida;
  • Qualidade da sua alimentação;
  • Sua idade;
  • Massa muscular que você tem.

Porém, independente das condições mencionadas acima, é uma boa opção para aumentar o seu metabolismo sim. Além disso, o gengibre dá um suporte no processo digestivo, estimula a produção de ácido clorídrico, que favorece a motilidade gástrica.

Essa planta herbácea, da família das Zingiberaceae, também favorece a absorção de nutrientes, ou seja, seu cérebro entende que está saciado. Do mesmo modo, ajuda a diminuir gases intestinais. Sendo assim, podemos afirmar que a água com gengibre emagrece, ou melhor, ajuda no processo de emagrecimento.

Como fazer água (chá) com gengibre

Você se lembra daquele ditado da vovó: “tudo que é demais faz mal”? Então, vale para cá também. Ou seja, tomar 5 litros de água com gengibre não resolverá o seu problema. 

Então, com o gengibre em mãos, corte um pedaço, de mais ou menos 5 cm, e coloque no fundo da xícara ou copo. Logo após, coloque água fervendo e deixe tampado por aproximadamente 15 a 20 minutos. Nesse meio tempo, os compostos bioativos vão sendo transferidos para a água.

Você pode tomar em forma de chá, temperatura ambiente ou gelado, porém, deve ser consumido dentro de 24 horas para a infusão não perder suas propriedades. Ainda assim, também pode saborizar a água com canela, limão, laranja ou abacaxi para disfarçar o gosto forte do gengibre.

Dica do Agronews

O gengibre é contraindicado para cardíacos, diabéticos e mulheres em períodos de gestação. Ou seja, ele aumenta o fluxo sanguíneo, por exemplo.

Enfim, mais uma vez podemos afirmar que não existem milagres para a perda de peso, bem como não é um produto, uma planta ou alguma simpatia, sozinha, que resolverá anos de uma alimentação desregrada. Assim como, não adianta se cuidar durante a semana e abusar aos finais de semana ou em períodos de festas.

Conforme você já sabe, quando se consome mais do que se gasta, o aumento de gordura é certo. Alinhado a isso, o sedentarismo, o ganho de peso é nítido. Por fim, a afirmação que água com gengibre emagrece não é um mito, porém, ficaria melhor se a colocássemos como uma meia verdade, apenas. Ou seja, ela será uma grande aliada na jornada de uma boa alimentação e atividades físicas regulares.

Ademais, leia também: Água saborizada para emagrecer: conheça essas opções caseiras para auxiliar na perda de peso

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies