Mato Grosso entra em alerta de chuvas intensas; confira
Algumas regiões do estado podem ter chuvas mais fortes
Nova Mutum (MT), sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – Mato Grosso é um dos estados brasileiros que estão em alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para fortes e intensas chuvas. E isso deverá acontecer neste final de semana, repetindo o que já aconteceu em alguns lugares durante o Carnaval.
Por exemplo, os ventos poderão chegar aos 100 km/h em algumas regiões. E as precipitações, inclusive no Mato Grosso, devem chegar aos 100 mm por dia.
Os outros estados onde cidades correm risco são Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão, São Paulo, Paraíba, Tocantins, Piauí, Bahia, Distrito Federal, Ceará e Espírito Santo.
O que os moradores do Mato Grosso devem fazer
Ainda de acordo com o Inmet, algumas medidas de segurança podem ser tomadas no Mato Grosso. E, claro, também nos outros estados que venham a ser afetados com a possibilidade de chuvas intensas no final de semana.
Entre outras coisas, os alagamentos, descargas elétricas, falta de energia e quedas de árvores são os maiores riscos. Por isso, algumas medidas são essenciais neste momento.
Por exemplo, as pessoas devem evitar ficar embaixo de árvores e, também, evitar estacionar perto de lugares de placas publicitárias e torres de transmissão. Além disso, segundo o Inmet, se for possível, as pessoas devem também desligar os aparelhos elétricos, até para evitar curtos e, consequentemente, incêndios em determinados lugares.
Na semana passada, a cidade de Cáceres foi uma das mais atingidas pelas chuvas. Na oportunidade, mais de 20 mil moradores ficaram sem energia elétrica e outros 7.000 ficaram desabrigados no interior do Mato Grosso.
O Jornal Prime, o seu preferido da internet, vem acompanhando as principais notícias no estado e, também, no restante do país.
Regiões mais ameaçados
Dentro do estado do Mato Grosso, algumas regiões estão mais ameaçadas que outras em relação às fortes chuvas. Assim, as regiões sudeste, nordeste e norte do estado estão entre as com mais risco.
Neste caso, os moradores devem sempre procurar o melhor abrigo. Segundo o Inmet, as pessoas podem procurar os bombeiros, no telefone 193, e a Defesa Civil, no telefone 199. Ambos são gratuitos e valem tanto no Mato Grosso quanto no restante do país.
Comentários estão fechados.