site statistics

Como plantar abacate em vasos: aprenda o modo certo e descomplicado

Saiba como fazer para produzir essa fruta no quintal da sua casa

O abacate é uma fruta que surgiu na américa central. Hoje ele é muito popular em todo o mundo e, no Brasil, faz parte da dieta da maioria das pessoas. Por isso, hoje, 17 de janeiro, aqui AgroNews, do Jornal Prime, você vai aprender mais sobre essa fruta. Em especial, nós mostraremos a você como plantar abacate em vasos.

Por sua gordura ser benéfica ao nosso corpo, esse alimento é bastante recomendado por médicos e nutricionistas. Sua gordura não altera nosso colesterol, como a gordura presente em frituras, por exemplo. No entanto, ele está cada vez mais caro nos supermercados. Por esse motivo, saber como plantar abacate em vasos pode ser uma opção para que você tenha essa fruta quando quiser no quintal da sua casa.

Saiba também: Como plantar cebola em vaso na sua casa; veja agora

Como plantar abacate em vasos

O processo de plantar abacate em vasos é feito a partir das mudas, que você pode comprar ou você mesmo prepará-las. Veja só.

Preparação das mudas

Essa etapa é para você que não adquiriu as mudas já prontas. Aqui você vai utilizar um abacate bem maduro, de preferência que esteja um pouco passado. Para simular, na natureza, o fruto que cai da árvore.

Você vai usar o caroço do abacate. A finalidade aqui é fazer com que ele comece a criar suas primeiras raízes para colocá-lo em um recipiente com terra. Para isso, espete na semente dois ou três palitos e, depois, coloque-a suspensa em uma pequena vasilha com água pura.

Após um período, que varia entre duas semanas e um mês, você terá um pequeno caule com algumas folhas. Nesse momento, você já poderá, então, colocar esse caule em um recipiente com terra para formar sua muda.

Plantação das mudas de abacate em vasos

Uma vez que você já tem uma muda, agora é só iniciar o processo de plantação. Para isso, além da própria muda de abacate, alguns elementos são necessários. Você vai precisar de:

  • Um vaso com furos no fundo, para a drenagem da água;
  • Argila;
  • Mistura de areia lavada e terra;
  • Adubo, de preferência que seja orgânico.

A argila, que pode ser substituída por brita, deve ser colocada no fundo do vaso. Sobre ela coloque a mistura de areia e terra, adicionando o adubo. Depois, basta cavar um buraco no centro do vaso, colocar a muda e enterrá-la, de modo que o solo adubado envolva toda a muda. Seu abacateiro deve estar exposto aos raios solares e ser regado uma vez por dia.

Como plantar abacate em vaso - reprodução pixels
Como plantar abacate em vaso: aprenda o modo certo e descomplicado – reprodução pixels

Descubra ainda: 3 flores pra plantar no jardim; confira essas dicas especiais de paisagismo

Crescimento e primeiros frutos

Em primeiro lugar, tenha em mente que abacateiro é uma planta que naturalmente demora para amadurecer. O tempo para o seu crescimento e para o aparecimento dos primeiros frutos pode ser de até 3 anos. Mas, após seu completo desenvolvimento, sua planta produzirá muitos frutos.

Portanto, agora você já sabe o que precisa e o jeito certo de como plantar abacate em vasos. Então, você já pode colocar a mão na massa para que em alguns anos esteja disponível no seu quintal.

Veja mais: O que plantar de temperos em casa? Confira essas dicas incríveis

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies